
Abordagens inovadoras para o
bem-estar perinatal do adolescente
INSPIRE

Explicado em 2 mins
Atualização 2023
Explicando em Palavras
O projecto INSPIRE baseia-se no projecto Catalyst inicial e ocorre em dois novos locais (Quénia e Moçambique) através de uma parceria com a Universidade Aga Khan - África Oriental e o Centro Internacional de Saúde Reprodutiva - Moçambique. INSPIRE pretende trabalhar com jovens mães e outros interessados para desenvolver uma solução que promova o bem-estar mental das raparigas adolescentes durante a gravidez e no ano seguinte ao nascimento. O projecto reúne abordagens de desenho centrado no ser humano, pensamento sistêmico, e ciência de implementação, em duas fases, para desenvolver e testar uma intervenção.
Onde se realiza?
Ambientes comunitários e de saúde na província de Tete, Moçambique e no condado de Kilifi, Quénia.
Quem foi convidado a participar?
Adolescentes grávidas e novas mães dos (15-19 anos), seus parceiros, familiares, mulheres jovens provedores de serviços, e influenciadores comunitários.
O que aconteceu até agora?
Na Fase 1, fizemos parceria com mais de 163 adolescentes e outras partes interessadas para desenvolver a intervenção. Primeiro, foram utilizadas entrevistas, foto voice, caminhadas espirais, e discussões em grupos focais para identificar os desafios, necessidades e prioridades dos adolescentes durante a gravidez e no ano após o nascimento. Em seguida, foi realizada uma série de workshops para buscar consensos sobre os desafios prioritários a serem abordados.
Com estas prioridades em mente, trabalhámos com raparigas adolescentes e outras s partes interessadas para debater potenciais soluções e desenvolvê-las através de protótipos. Era importante que as raparigas adolescentes, os seus parceiros, famílias, e a comunidade em geral gostassem das soluções e percebessem a importância de as fornecer. Também trabalhamos fortemente para garantir que nossas soluções pudessem ser implementadas pela comunidade, com os recursos disponíveis.
Quando começamos, não tínhamos a certeza de que uma solução funcionaria em ambos os países, mas através deste processo tornou-se claro que os desafios e prioridades das adolescentes grávidas eram similares. O programa Kuthandizana (conhecido como Malkia wa Malengo no Quénia e em Inglês como Thriving Mamas) é um conjunto de reuniões em grupo, individuais e familiares destinadas a preparar raparigas adolescentes grávidas, para a gravidez, o parto, e para criar seus filhos. Além disso, há um foco na construção de competências para a vida das raparigas (tais como resolução de problemas, construção de relacionamentos de apoio e planeamento para o futuro). O programa é adaptado a cada rapariga através de reuniões individuais onde as raparigas podem discutir a sua própria situação, necessidades específicas, e receber exames de rastreio da sua saúde mental e beneficiar de encaminhamentos quando apropriado. As reuniões são facilitadas por mães mentoras (Aamayi Akuthandizana- em Moçambique), que são pares de 1 mulher jovem dos (20-24 anos de idade) e uma mulher adulta dos (35-50 anos de idade) residentes da comunidade, com experiência de maternidade e empenhadas em ajudar as mães adolescentes a prosperarem.
Nos últimos meses, a equipe tem estado ocupada na preparação do manual do programa do Kuthandizana e o treinamento de mães mentoras (Amayi Akuthandizana) para a próxima fase de trabalho.
O que vai acontecer a seguir?
Em Outubro de 2023, começaremos a implementar o programa Mães Prósperas a 40 raparigas adolescentes no Quénia e em Moçambique. Ao longo do programa aprenderemos com as raparigas, mães mentoras, e familiares sobre o que funciona e o que deve melhorar num teste piloto. Também queremos saber como a implementação do programa afeta a saúde mental e saber quais outros potenciais resultados podem advir da implementaçã o do programa de modo a nos preparar para uma implementação futura mais alargada.
Volte a esta página nos próximos meses para saber como está indo o piloto!
Qual é o potencial impacto?
Nossa pesquisa resultará no desenvolvimento de intervenção(ões) que apoiem o bem-estar das futuras mães adolescentes e às dê a esperança e habilidades para construir uma vida melhor para elas e seus filhos. Ao utilizar a abordagens do desenho centrado no ser humano e no pensamento sistêmico para compreender as necessidades e prioridades das adolescentes e jovens mães e dos sistemas comunitários e de saúde em que vivem, a intervenção desenvolvida, e a consideração do contexto em que ocorrem significa que existe potencial para a intervenção ser utilizada além de Moçambique e do Quénia. Actualmente estamos igualmente tentando entender se o programa Thriving Mamas- Mães Prósperas pode ajudar meninas adolescentes no Reino Unido (INSPIRE UK).
%20(2).png)
%20(3).png)

Leituras
Time do Moçambique

Dr Málica de Melo
Co-Investigadora
Líder de pesquisa em Moçambique
Dr Flavio Mandlate
Líder de Saúde Mental
Fernando Chissale
Coordenador de Projecto

Dr Maria Suzana Bata
Líder Científica

Contribuidores anteriores
Domingos Mahangue
Coordenador (Moçambique)
Suzanne Dodd
Assistente de Pesquisa
(Reino Unido)
Aline Alonso
Co-Líder HCD
(Moçambique)

Sarah Kinja
Assistente de Pesquisa (Quênia)
Dr Jonathan West
Co-Investigador
Líder HCD
Ela Neagu
Co-Líder HCD
(Quénia)
Mark Nyalumbe
Assistente de Pesquisa (Quênia)
Katie Atmore
Coordenadora Científica
Co-Líder HCD
(Quênia)
Mellan Lilumbi
Assistente de Pesquisa (Quênia)
_edited_edi.png)
Tom Stables
Orientador HCD
Matilde Bessitala
Assistente de Pesquisa
Série de Entrevistas Especiais: Com nossa Investigadora
Principal Dr Tatiana Salisbury
O percurso menos conhecido da nossa investigadora principal e a sua paixão pelo INSPIRE!

_edited.png)









_edited.jpg)
















